Charges Sangrentas

Muçulmanos: Fogo na bandeira da Dinamarca

Muçulmanos ateam fogo na bandeira da Dinamarca

Ontem (15), tive a oportunidade de assistir um documentário super interessante, chamado “Por que Democracia?”. As séries tratavam de caricaturas e charges  do profeta Maomé, que foram publicadas em um jornal dinamarquês, em 2005. Mas, os muçulmanos não entraram na brincadeira.

Após ser publicada 12 charges do profeta, a guerra se deu início. Os muçulmanos, que representam 1/4 da população mundial, se sentiram ofendidos e humilhados, com o direito de retribuir tal ação com revolta e agressividade. Durante a confusão, embaixadas da Dinarmaca foram destruidas em áreas islamicas.

“Num mundo de imagens globais onipresentes, como foi possível que 12 charges de um profeta histórico publicadas num jornal mergulhassem a Dinamarca em conflito violento com muçulmanos em todo o mundo? Ainda agora, depois de concluir meu filme ‘Charges Sangrentas’, estou tentando compreender plenamente esse choque de culturas”,  exclarece Karsten Kjaer, diretor do documentário.

No filme, o que se discute é a liberdade da imprensa. A imprensa é livre? É livre, mas tem limites? Neste caso, o jornal dinarmaquês pegou pesado com os muçulmanos?

É um assunto bem delicado se analisar a imprensa junto com a cultura muçulmana. Afinal, para eles,  Maomé é Jesus.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Charges Sangrentas”

  1. Vini Todd Says:

    Poxa, acho errado. Essa questão de caricaturas são legais até onde começam a ofender a crença de um grupo de pessoas. cada um acredita no que quiser, mas devemos todos respeitar TODAS as crenças, senão, os motivos de guerras no passado, podem causar problemas semelhantes nos dias de hj. Existem jornais que não se importam com as consequencias de seus atos, por isso que acho q não devemos generalizar como o “JORNALISMO” .. mas sim certos jornais que não são dignos.

    Ótima reportagem !!

  2. GENTIL NETO Says:

    Acho muito interessante que todos possam fazer caricaturas de Jesus, de Papas, mas quando se faz uma caricatura de um pedófilo como Maomé, xiiiiiiiii, meu deus….. é um absurdo mexer com a religião dos outros…. me poupem…. a caricatura de maomé com uma bomba na cabeça nada mais significa o fato do que ele de fato sempre foi, um maniaco sanguinário que obrigava, ao fio da espada, as pessoas a seguirem o tal alcorão que, segundo essa bicha foi a mensagem do Anjo Gabriel… só ele ouviu, só ele viu. Essa mensagem fez com que arrejimentasse milhares de pessoas contra os Judeus. Enquanto o povo ocidental se diverte com coisas realmente divertidas, os Mulçumanos se divertem matando pessoas, colocando bombas em prédido, matando crianças e dizimando familias inteirias como ocorreu no trem em Espanha e nos EUA em 11 de setembro. Mas ninguém fala nada. Agora se fizer uma merda de caricatura ou um filminho como ocorreu recentemente o mundo se acovarda e diz hhhhoooooo meu deus, não pode. Mas pode colocar bomnas em consulados…. há isso pode…. sabe de uma coisa, a unanimidade é burra mesmo como já dizia o saudozo Nelson Rodrigues..

  3. Samuel Oliveira Says:

    Já foram feitas várias charges sobre Jesus e nem por isso saímos por aí matando pessoas, queimando bandeiras, comportando como idiotas.

  4. Samuel Oliveira Says:

    E, esclarecendo, eu penso que eles têm todo o direito de se manifestar, queimar bandeiras, fazer charges agressivas, nos chamar de porcos ou o que quiserem, afinal, eles têm DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Muito melhor assim, reagir por símbolos que matar, explodir, queimar, assassinar pessoas. Quem dera todos os muçulmanos reagissem dessa forma simbólica; haveria paz no mundo. E se algum ocidental reagisse de forma violenta, faria papel de idiota. Enfim, através da comunicação todos expõem seu pensamento, aliviam a raiva e vivemos com mais segurança. É o que penso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: